Polícia Federal investiga fraudes no Enem no Pará

A operação ‘Passe Livre’, deflagrada nesta sexta-feira (16), identificou um homem suspeito de realizar a prova no lugar de duas pessoas
Provas do Enem - Cadernos do Enem apreendidos pela PF. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal investiga fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Marabá, no Pará. A operação 'Passe Livre', deflagrada nesta sexta-feira (16), identificou um homem suspeito de realizar a prova no lugar de duas pessoas.

De acordo com a PF, o suspeito foi aprovado em duas edições do exame, no curso de medicina, se passando por dois candidatos. Assim, os três foram alvos de mandados de busca e apreensão. Na casa dos investigados, segundo a polícia, foram apreendidos telefones celulares, provas do Enem de 2019 a 2023 e manuscritos. No entanto, não houve prisão.

Além disso, na perícia realizada pela Polícia Federal aponta que assinaturas nos cartões de resposta e redações não foram produzidas pelos inscritos no Enem. Para se passar pelo participantes, o suspeito de fazer as provas, que é estudante de medicina, possivelmente, usou documentos falsos. 

Segundo a PF, as investigações seguem para apurar se há  outros aprovados irregularmente por meio do esquema criminoso. Em caso de confirmação do ato, os envolvidos podem responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, entre outros.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES