Estudantes da rede estadual de PE são aprovados na USP

Os alunos foram recebidos, nesta terça-feira (20), pela governadora Raquel Lyra (PSDB)
Estudantes aprovados na USP - Miva Filho/Secom

Estudantes da rede estadual de Pernambuco foram aprovados na Universidade de São Paulo (USP), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Nesta terça-feira (20), os jovens foram recebidos pela governadora, Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas.

O aluno da Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, localizada no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, João Pedro Ferreira Santos foi aprovado em 5º lugar no curso de direito. Já Vinicius Gabriel da Silva, estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Dom Acácio Rodrigues Alves, situada em Palmares, na Mata Sul, foi selecionado em 13° lugar no curso de sistema de informação.

“Quando eu passei foi muito especial ver que todo o meu esforço foi recompensado e que não tinha sido em vão. Irei cursar ciências da computação. Sempre tive uma afinidade muito grande com essa área e encontrei uma oportunidade de rumo que eu poderia seguir”, salientou Vinicius Gabriel.

Já João Pedro destacou a importância da escola no seu processo de aprovação. "Tive muito incentivo dos professores. Os espaços da escola, como a biblioteca e os laboratórios, me ajudaram muito, principalmente com o computador, já que eu não tinha. Sempre tive uma relação próxima com as ciências humanas e a escolha por direito é para poder levar a voz das pessoas que eu represento, como por exemplo os meus conterrâneos de Santa Cruz do Capibaribe", disse o jovem.

“Ver concretizado os sonhos desses meninos é ver que o nosso trabalho está indo para o rumo certo. Para os estudantes da escola pública, que são cerca de 500 mil em Pernambuco, tudo o que queremos ouvir é que eles tiveram o direito de sonhar. Um adolescente e um sonho têm capacidade de mudar o mundo e precisamos abrir as portas para que eles possam fazê-lo”, destacou Raquel Lyra

COMENTÁRIOS DOS LEITORES