Professores listam questões mais curiosas das últimas edições do Enem

O Vai Cair No Enem listou, com ajuda de professores colaboradores, alguns quesitos curiosos. Confira as respostas
O Enem é realizado em novembro. - Júlio Gomes/LeiaJ/Arquivo

Por Ellen Tavares

As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são divididas em áreas do conhecimento, compostas por Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e matemática, além de uma redação. Durante as provas, os estudantes respondem a 180 quesitos, separados em 90 por cada dia de aplicação.

Essas questões podem ser desafiadoras ou até mesmo inusitadas, trazendo repercussões posteriormente à aplicação do exame. Por isso, o Vai Cair No Enem listou, com ajuda de professores colaboradores, alguns dos quesitos mais inusitados cobrados na prova. Confira:

Lista de questões mais curiosas das últimas edições do Enem

Linguagens

  • Enem 2021 - Questão 36 - Caderno Azul

A questão 36 de de Linguagens do caderno azul do Enem 2021 mostra um recorte artístico específico acerca da arte contemporânea, a Arte Povera.

Imagem removida.

Gabarito: B

“Essa questão se torna interessante onde puxa do aluno um conhecimento étnico da  ressignificação dos objetos que se torna diferente de uma reciclagem que mantém um mesmo componente com uma mesma função. Porém, a arte apresentada na questão há um mesmo objeto (plásticos) com um outro sentido e utilização. O reposicionamento estético e a mudança de função de objetos é uma característica desse tipo artístico”, explica o professor Felipe Rodrigues.

  • Enem 2022 - Questão 2 - Caderno Branco

A questão 2 de espanhol, no caderno de Linguagens, do caderno branco do Enem 2022, com o título “Los niños de nuestro olvido”, tem o foco em criticar o descaso das crianças que vivem em situação de rua.

Imagem removida.

Gabarito: A

“Essa questão se torna curiosa, pois apesar de trazer uma dura crítica social, o Enem  prefere apresentar questões desse formato mais clássico para o aluno conseguir desvendar a chave da resposta, e conseguir o aproveitamento sem muito esforço”, diz a professora Laryssa Alexandre.

Ciências Humanas

História - Leovan Moraes e Thaís Nunes

  • Enem 2021 - Questão 75 - Caderno Azul

Questão 75 de Ciências do Caderno azul do Enem 2021 mostra que os jesuítas mesclavam conhecimentos médicos europeus e indígenas. O texto enfatiza que os saberes, além de configurarem uma conjugação de conhecimentos culturais, eram, na sua essência, empíricos, uma vez que os padres não eram formados em medicina.

Imagem removida.

Gabarito: E

“Uma curiosidade dessa questão é a prática da época do Brasil Colônia que mesclava o certo conhecimento de medicina, que na própria Europa ainda estava em passos lentos. O que chama a atenção é que isso se perpetuou na nossa sociedade, pois boa parte da população não tinha acesso ao sistema de saúde, principalmente nos rincões do Brasil, sendo bastante atual presenciar tais práticas de curas através dos saberes empíricos”, enfatiza o professor de história, Leovan Moraes.

Enem 2022 - Questão 54 - Caderno Azul

Já a questão 54 do caderno azul do Enem 2022 tem o contexto histórico o processo de questionamento aos valores e princípios da monarquia brasileira, bem como trabalha um momento histórico em que, cada vez mais, o movimento republicano ganha força, após a sua institucionalização em decorrência da criação do Partido Republicano Paulista (PRP).

Imagem removida.

Gabarito: E

“Um fato curioso é o que levaria o candidato a errar seria muito provavelmente uma leitura desatenta e não fazer as associações corretas em relação ao contexto, deslocando sua análise ao crescimento do movimento sindical e trabalhista no Brasil, que só ganha força, de fato, durante o século XX. E, como o excerto faz menção a uma classe de trabalhadores, a letra D pode ser um distrator possível”, diz Thaís Nunes.

Geografia - Matheus Felisberto

Como mostra a questão 64 do caderno azul do Enem 2023, o líder indígena destacou na COP-26 a importância de preservar a natureza contra a exploração descontrolada dos seus recursos. No contexto do Enem, é crucial entender o Antropoceno e o Desenvolvimento Sustentável como temas interligados e de grande relevância para os desafios contemporâneos.

Imagem removida.

Gabarito: D

“A curiosidade que essa questão traz é que a compreensão desses conceitos não apenas demonstra conhecimento sobre ciências da natureza e suas tecnologias, mas também a capacidade de refletir criticamente sobre os dilemas éticos e ambientais enfrentados pela sociedade contemporânea”, diz Matheus Felisberto.

Ciências da Natureza

Química - Rodrigo Melo

Conforme consta na questão 132 do caderno azul do Enem 2018, a diferença entre os sinalizadores das rainhas e operárias que está na posição da hidroxila - onde a primeira hidroxila encontra-se no carbono 9 e na segunda encontra-se no carbono 10. As duas substâncias possuem a mesma fórmula molecular (C10H18O3) mas se diferenciam em suas fórmulas estruturais.

Imagem removida.

Gabarito: A

“Essa questão tem como curiosidade demonstrar que compostos isômeros apresentam características diferentes mesmo tendo a mesma fórmula molecular”, diz Rodrigo Melo.

Biologia - Carrasco

No Enem 2019, a questão 104 do caderno rosa é curiosa porque trata dos principais eventos de transporte pela membrana da Citologia.

Imagem removida.

Gabarito: E

“A questão chama a atenção, pois se o estudante não estiver atento, o mesmo vai acreditar que pelo fato da questão abordar o tema água na panela, a resposta estaria relacionada ao evento de osmose. Porém, por se tratar do transporte do soluto sal do meio (panela) para a batata, do meio hipertônico para o meio hipotônico, a assertiva correta refere-se ao mecanismo de difusão", explica o professor de biologia, Carrasco.

Matemática e suas tecnologias- Ricardo Rocha

Já em matemática, a questão 138 do caderno cinza do Enem 2022 mostra um assunto do ensino fundamental, que apenas exige o conhecimento das casas decimais e quantos zeros .

Imagem removida.

Gabarito: E

“Curiosa essa questão, pois é considerada de nível muito fácil e o estudante deve selecionar esse tipo de questão e garantir o ponto. Depois da realização da prova, na internet essa questão ainda virou meme, pois não precisava de um raciocínio complexo para resolvê-la”, ressalta o professor Ricardo Rocha.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES