Enem 2023: Veja os documentos que devem ser levados para a prova

O Enem acontece nos dias 5 e 12 de novembro
Os candidatos devem estar atentos aos documentos obrigatórios - Júlio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

Por Gustavo Arland com informações da Agência Brasil 

 

Neste domingo (5), acontece a edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e esta fase final de preparação, é o momento dos estudantes revisarem os assuntos, responderem questões de edições anteriores e ajustarem os últimos detalhes para a realização da prova, que será aplicada em todo o território nacional. 

Um dos detalhes que os candidatos devem ficar atentos, são os documentos a serem apresentados aos fiscais no local de prova. A ausência da documentação exigida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autoriza o fiscal a proibir o acesso ao estudante na sala de aplicação, podendo acarretar em uma possível eliminação do certame. 

Portanto, é imprescindível que o candidato esteja de posse dos documentos requisitados pela banca organizadora. Veja abaixo a lista de documentos:  

 

  • Registro Geral (RG): 

O documento oficial de identidade, o famoso Registro Geral (RG), é obrigatório e deve ser levado ao local de prova nos dois dias de aplicação do exame. Além da cédula de identidade oficial, o Inep também considera válidos os seguintes documentos: 

Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação. 

Neste ano, o Inep também autorizou a inclusão dos documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

 

  • Cartão de Confirmação de Inscrição 

O Cartão de Confirmação de Inscrição contém as seguintes informações: Número de inscrição, data, hora e local da prova. Além disso, também mostra o tipo de atendimento especializado (caso solicitado) e a opção de língua estrangeira escolhida. O documento é disponibilizado algumas semanas antes da prova e deve ser emitido na Página do Participante

 

  • Declaração de Comparecimento (Caso precise) 

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que trabalham aos domingos precisam emitir uma Declaração de Comparecimento. Este documento é assinado pelo fiscal de prova, para comprovar a presença na realização do exame e justificar a ausência no trabalho. Clique aqui e saiba, em detalhes, como emitir a declaração. 

Vale lembrar que, além dos documentos solicitados, os candidatos devem levar caneta esferográfica preta com material transparente. 

 

Enem 2023

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está prevista para os dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os candidatos responderão questões de Linguagens (artes, educação física, português, literatura e língua estrangeira) e Ciências Humanas, que conta com as disciplinas de filosofia, história, sociologia e geografia,  além de uma redação. Já no segundo domingo, o certame contará com 80 quesitos de matemática e Ciências da Natureza, prova composta por biologia, física e química.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES