PMPE detalha esquema de segurança para o Enem 2022

Efetivo será de aproximadamente dois mil para cada domingo de prova
PMPE em coletiva de imprensa nesta sexta-feira - João Velozo/LeiaJáImagens/Arquivo

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) divulgou, nesta sexta-feira (11), o detalhamento da operação de segurança para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que começou em 1º de novembro e encerra a primeira fase de escoltas neste sábado (12). Os responsáveis pela divulgação foram os militares Jorge Melo de Noronha, coronel e assessor da corporação, e major Daniel Augusto da Silva, coordenador da Diretoria de Planejamento Operacional (DPO). 

Ao todo, segundo o relatório apresentado, o efetivo será de 1.948 policiais militares em cada domingo de prova, contemplando os que estarão em local de prova, em ronda especial e realizando escolta dos materiais; o efetivo da PM para o policiamento ostensivo cotidiano, nas ruas, não será reduzido ou afetado. O Enem 2022 acontece em 13 e 20 de novembro. 

"Essa operação é feita pela PM em apoio à instituição organizadora e vai desde a escolta dos materiais, como os cadernos de prova, até o retorno, após o concurso, passando pelo policiamento, a pé e em guarnições, nos locais de prova. Ela começa bem antes, desde a chegada dos cadernos a Pernambuco. São 4.188 lançamentos de policiais militares nos 689 locais de prova, ou seja, 1.948 homens por dia, mas entendendo que esses homens não estarão só no local de prova. Esse esforço é feito de forma extraordinária", informou o coronel Noronha. 

No total, foram 133 chamados para escoltas a nível de organização, sem contemplar a operação do dia da prova. Em Pernambuco, 83 municípios e Fernando de Noronha terão locais de aplicação da avaliação. Para a região especial do arquipélago, o efetivo direcionado é reduzido, sendo 50 policiais; já para o Grande Recife e Zona da Mata, são cerca de 1.500 policiais. Apesar de realizar a escolta e distribuição dos materiais, a Polícia Militar recebe apoio do Exército, além de contar com a logística dos Correios. Em Caruaru, Arcoverde e Salgueiro, a responsabilidade é dos Correios. Em Recife, Petrolina e Garanhuns, é com o Exército. 

Isso acontece, pois, a operação do Enem só se encerra após o retorno das provas para as dependências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e demais organizadores. O envio se inicia no dia 21 de novembro, um dia após a segunda fase. Até lá, as provas da primeira fase seguem armazenadas e sob escolta.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES